quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Características do Hub - Parte Física



Os hubs são fisicamente muito parecidos com os switches e roteadores, sendo muitas vezes confundidos entre si, até mesmo por vendedores dos produtos. Abaixo segue uma imagem demonstrativa das suas características físicas, em hubs pré-configurados:

Podemos também observar que os hubs podem ter comunicação entre si, o que é chamado de CASCATEAMENTO.
A maioria dos hubs possui uma porta chamada "Up Link", que se destina a esta conexão entre hubs. Basta ligar as portas Up Link de ambos os hubs, usando um cabo de rede normal para que os hubs passem a se comunicar. Alguns hubs são mais baratos do que outros, e podem não possuir a porta Up Link, mas com um cabo cross-over também se pode conectar dois hubs. A única diferença é que neste caso, você usará portas comuns.



Também podemos utilizar o recurso de EMPILHAMENTO!
O recurso de conectar hubs usando a porta Up Link, ou usando cabos cross-over, é utilizável apenas em redes pequenas, pois qualquer sinal transmitido por um micro da rede será retransmitido para todos os outros. Quanto mais Computadores tivermos na rede, maior será o tráfego e mais lenta a rede será e apesar de existirem limites para conexão entre hubs e repetidores, não há qualquer limite para o número de portas que um hub pode ter. Assim, para resolver esses problemas os fabricantes desenvolveram o hub empilhável.​
Esse hub possui uma porta especial em sua parte traseira, que permite a conexão entre dois ou mais hubs. Essa conexão especial faz com que os hubs sejam considerados pela rede um só hub e não hubs separados, eliminando estes problemas. O empilhamento só funciona com hubs da mesma marca.​


E aí, curtiram? Comentem!

8 comentários:

  1. Eu gostei, mas fiquei sem entender uma coisa. O hub é como se fosse um roteador que não tem sinal Wireless? Isso não ficou muito claro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os hubs podem sim ter sinal wireless. Um exemplo é o Zon Hub, você pode dar uma pesquisada, mas não tem muita utilidade em redes com muitos computadores. Isso faria com que as informações colidissem. Nesse caso, o roteador funciona MUITO melhor.
      ~Lena

      Excluir
    2. Os hubs podem sim ter sinal wireless. Um exemplo é o Zon Hub, você pode dar uma pesquisada, mas não tem muita utilidade em redes com muitos computadores. Isso faria com que as informações colidissem. Nesse caso, o roteador funciona MUITO melhor.
      ~Lena

      Excluir
  2. Apesar de ter gostado muito, eu fiquei com a mesma dúvida que o amigo Edgar Oliveira, afinal o hub funciona como um roteador que não tem wireless?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um roteador wireless normalmente possui portas para conexão cabeada. Estas são portas são um hub "embutido" no roteador. O Access Point funciona internamente como um hub "sem fio", compartilhando o meio com todos, ou seja, enviando as mensagens em broadcast.

      Excluir
  3. Muito boa a explicação, não restou dúvidas!

    ResponderExcluir
  4. Entendi a explicação, nenhuma dúvida.

    ResponderExcluir
  5. Vocês avançaram um pouco para a parte de funcionamento interno (3ª etapa). Em relação ao cascateamento de hubs (ligação entre eles) é a porta uplink de um ligado em outra porta comum (sem ser uplink) do outro hub.
    O empilhamento só é possível em hubs gerenciáveis.

    ResponderExcluir